Sobre EUCIM-TE

Currículo Europeu Comum para a formação de professores ao longo da vida: aumentar as competências dos professores para o ensino de alunos imigrantes multilingues



O EUCIM-TE, um projecto Comenius multilateral co-financiado pela Comissão Europeia, DG Educação e Cultura, no âmbito do Lifelong Learning Programme, teve início no dia 1 de Dezembro de 2008 e deverá terminar a 30 de Novembro de 2010.


 

Objectivos

O projecto considera a necessidade denovas qualificações para os professores afectados pelas mudanças políticas, partindo dum conceito “compartimentado” de “ensinode segundas línguas (SL) a alunos imigrantes” para uma “educação inclusiva”, na qual o ensino da SL é visto como uma parte integral de um processo curricular generalizado e comum, ou seja, integrado no processo de alfabetização da SL.

Uma educação para a literacia em SL integrada no ensino regular obriga a mudanças no programa de formação de professores. Todos os professores necessitam de qualificação para o trabalho com alunos de minorias étnicas e linguísticas. Actualmente, nenhum Estado-membro possui um programa geral de educação para os professores que tenha em conta essas necessidades.

O objectivo do projecto é melhorar a formação de todos os professores no seu trabalho com alunos imigrantes, por meio da elaboração de competências baseadas no Programa Comum Europeu para a formação de professores e adaptações nacionais.

 

Resultados

Os principais resultados que o EUCIM-TE visasão:

  • um Currículo Europeu Comum, com adaptações nacionais, um manual europeu e adaptações nacionais;
  • relatórios de Análise das Necessidades dos países envolvidos.

O material será publicado por vários meios, incluindo:

  • publicações em formato digital e em papel,
  • uma base de dados na internet que inclui todo o material relevante produzido nos países participantes e não participantes, bem como o material produzido pelo projecto.

O projecto deve levar a mudanças gerais na formação de professores. Com a criação de Parcerias de Formação de Professores (Teacher Education Partnerships - TEPs) nacionais/regionais, envolvendo no decorrer do projecto a formação contínua de professores, instituições, escolase autoridades educacionais, tornar-se-á possível mudar programas de formação deprofessores, formular normas e facilitar a integração dos objectivos do projecto.

As etapas de trabalho do projecto:

As etapas de trabalho do projecto

 

Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.